Software do GNU

GNU é um sistema operacional que é 100% software livre. Foi lançado em 1983 por Richard Stallman (rms) e foi desenvolvido por muitas pessoas trabalhando juntas por causa da liberdade de todos os usuários de software para controlar sua computação. Tecnicamente, o GNU é geralmente como o Unix. Mas, ao contrário do Unix, o GNU dá liberdade a seus usuários.

O sistema GNU contém todos os pacotes oficiais de software GNU (que estão listados abaixo), e também inclui software livre que não é GNU, notadamente TeX e o X Window System. Além disso, o sistema GNU não é um único conjunto estático de programas; os usuários e distribuidores podem selecionar diferentes pacotes de acordo com suas necessidades e desejos. O resultado ainda é uma variante do sistema GNU.

Se você estiver procurando por um sistema inteiro para instalar, veja nossa lista de distribuições GNU/Linux que são totalmente software livre.

Para procurar pacotes de software livre individuais, GNU e não GNU, consulte o Diretório de Software Livre: um banco de dados categorizado e pesquisável de software livre. O Diretório é ativamente mantido pela Free Software Foundation e inclui links para páginas de programas, quando disponíveis, bem como entradas para todos os pacotes GNU. Outra lista de todos os pacotes GNU está abaixo. Links de documentação de software livre estão listados separadamente.

Finalmente, temos uma lista curta de softwares livres para o Microsoft Windows, para usuários do Windows que gostariam de experimentar o software livre.

Também publicamos uma lista de softwares educacionais recomendados.

Como obter software do GNU

Baixar distribuições

GNU e Linux

Se você estiver procurando por um sistema inteiro para instalar, veja nossa lista de distribuições GNU/Linux que são totalmente software livre.

Software GNU está disponível em vários métodos diferentes:

Desenvolva software GNU

A FSF mantém uma lista de projetos de software livre de alta prioridade; ajude com esses projetos se você puder. Para outras formas de contribuir com o GNU, incluindo a revitalização de pacotes GNU não mantidos e ajudando com o desenvolvimento, veja a página de ajuda necessária GNU.

Se você estiver escrevendo um novo programa e quiser fazer do seu software um pacote oficial do GNU, veja a informação de avaliação e formulário de envio. Consulte os critérios de repositório ético para orientação, escolhendo um serviço de hospedagem para o seu projeto.

Se você estiver mantendo ou desenvolvendo um pacote GNU, seja recentemente nomeado ou de longa data, esta pequena lista de dicas para os mantenedores do GNU pode ser útil, juntamente com esta informação sobre recursos de desenvolvedor de software GNU.

Todos os pacotes GNU

Os links para as páginas de todos os pacotes GNU atuais são fornecidas abaixo, usando seus identificadores (em vez de nomes longos) por brevidade. Eles estão ordenados alfabeticamente da esquerda para a direita. Se você tem correções para esta lista ou perguntas sobre isso, envie um e-mail para <maintainers@gnu.org>.

Também disponível são listas de:

Pacotes descomissionados do GNU

Pacotes do GNU são ocasionalmente descomissionados, geralmente porque eles foram substituídos por, ou integrado em, outros pacotes. Se você tem tempo e interesse em ressuscitar algum desses, por favor contate <maintainers@gnu.org>. Aqui está a lista; deixamos as páginas de antigos projetos ativas (quando elas existiram): aeneas, aetherspace, aroundme, 3dkit, abcsh, awacs, cfs-el, checker, cons, dgs (display ghostscript), dld, dotgnu, dotgnu-pnet, dr.genius, elib, fcrypt, ffp, fhp, free (gnu.free), gcron (veja mcron), gfe, ggv (veja gv), gicqd, giptables, gmorph, gnochive, gnotary, gnotepad+, gnubios, gnu-arch, gnu-queue, gnucad, gnufi, gnupedia (veja wikipédia), gnuskies, gnusql, gnustep-db, gnuts, goldwater, goodbye, goose, gphoto, graphics, grover, gtkeditor, gtkeyboard, guss, hegemonie, isofsmk, jdresolve, lengualibre, leonardo, libopts (veja autogen), mana, messenger, mgcp, mll2html, myserver, obst, octal, p2c, packaging, patchwork, phpgroupware, pips, poc, proto, radar, rat, regex, snakecharmer, songanizer, sourceinstall, sovix, sweater, sxml, toutdoux, vmslib, webpublish, xbase, xinfo, xmhtml, zebra.