Usando a GNU FDL

Se você conhece alguém que está escrevendo um manual sobre software livre e buscando uma publicação comercial, tem a chance de ajudar muito o Movimento do Software Livre com uma pequena quantidade de trabalho: sugerindo a ideia de publicar o manual sob a Licença de Documentação Livre GNU.

Até recentemente, a publicação comercial de livros quase sempre significava um livro não livre. Mas, assim como o software comercial livre vem crescendo há algum tempo, agora a documentação comercial livre também está começando a decolar. Alguns dos principais editores comerciais de documentação sobre o sistema GNU/Linux, e sobre software livre em geral, agora estão dispostos a publicar livros sob a GNU FDL, e pague os autores da maneira usual – SE os autores forem firmes sobre isso.

Mas é provável que os editores proponham primeiro um livro privativo comum. E se os autores concordarem, será assim. Portanto, é essencial que os autores assumam a liderança; para dizer, “Queremos usar a GNU FDL para este livro”. Portanto, quando seu amigo mencionar escrever um manual, você pode influenciar o curso dos eventos simplesmente apontando essa possibilidade.

Se um editor rejeitar a solicitação no início, o Projeto GNU pode ajudar os autores a prevalecerem. Eles podem nos contatar em <gnu@gnu.org>.

outras licenças de documentação livres legítimas, mas às vezes seu uso requer cuidado. Por exemplo, uma licença está equipada com duas cláusulas opcionais que podem ser ativadas; a licença é livre se nenhuma cláusula opcional for usada, mas ativar qualquer uma delas torna o livro não livre. (Veja http://www.gnu.org/licenses/license-list.html.) Autores que desejam publicar documentação livre, mas usando uma licença diferente da GNU FDL, pode nos contatar para que possamos verificar se a licença realmente se qualifica para documentação livre.

Quando um manual comercial é livre e está relacionado ao sistema GNU, o Projeto GNU pode recomendá-lo ao público. Portanto, se os autores ou editora criarem uma página da web para descrevê-la e/ou vender cópias, podemos fazer um link para essa página em www.gnu.org/doc/other-free-books.html, desde que a página atenda aos nossos critérios habituais (por exemplo, não deve conter links para outras páginas sobre software ou documentação não livres e não deve ser desagradável ao tentar persuadir as pessoas comprar). Informe <webmasters@gnu.org> sobre essas páginas.


Veja também Softwares Livres e Manuais Livres.