Violações das licenças GNU

Se você acredita ter encontrado uma violação da GNU GPL, LGPL, AGPL ou FDL, a primeira coisa que você deve fazer é conferir os fatos:

Se parece haver uma violação real, a próxima coisa que você precisa fazer é registrar os detalhes com cuidado:

Quanto mais desses detalhes você tiver, mais fácil será para o detentor dos direitos autorais prosseguir com o assunto.

Depois de ter coletado os detalhes, você deve enviar um relatório preciso ao detentor dos direitos autorais dos pacotes que estão sendo mal utilizados. O detentor dos direitos autorais é aquele que está legalmente autorizado a tomar medidas para aplicar a licença.

Se o detentor dos direitos autorais for a Free Software Foundation, envie o relatório para <license-violation@gnu.org>. É importante que possamos escrever de volta para você para obter mais informações sobre a violação ou o produto. Portanto, se você usar um remailer anônimo, forneça um caminho de retorno de algum tipo. Se você quiser criptografar sua correspondência, basta enviar um breve e-mail dizendo e nós tomaremos as devidas providências. Como a FSF endossou os princípios de aplicação da GPL orientada para a comunidade, você pode ter certeza de que seu relatório ajudará a educar os infratores, em vez de puni-los por seu erro.

Note que a GPL e outras licenças protegidas por copyleft são licenças de direitos autorais. Isso significa que apenas os detentores de direitos autorais têm poderes para agir contra violações. A FSF atua em todas as violações da GPL relatadas em códigos protegidos pela FSF e oferecemos assistência a qualquer outro detentor de direitos autorais que deseje fazer o mesmo.

Mas não podemos agir sozinhos se não tivermos os direitos autorais. Assim, certifique-se de descobrir quem são os detentores dos direitos autorais do software antes de relatar uma violação.