Fontes de utilitários de servidor web

(Essa página precisa ser atualizada. Por favor, atualize-a.)

Para manter o servidor web do projeto GNU, usamos muitos softwares livres diferentes. A maioria deles já está disponível na Internet, mas também temos alguns softwares que foram desenvolvidos por voluntários GNU e nunca foram lançados como software GNU, porque são específicos para nossas necessidades. Ainda assim, sentimos que esses programas também devem ser disponibilizados para que outros possam utilizá-los. Esta página é uma lista de tais programas.

Árvore CVS

Recomendamos que você armazene os scripts na árvore CVS www usual. Isso facilita o compartilhamento entre máquinas GNU que mantêm uma imagem completa ou parcial da web www.gnu.org. Consulte a página CVS do Savannah, a informação sobre “repositório de páginas web”.

linc

LINC significa “LINC is Not Checklink”. Ele verifica nosso site (ou qualquer site) e faz um relatório de links quebrados em nosso site. Ele é executado semanalmente no servidor “fencepost” do cron do usuário gnun.

planetrss.pl

Este script Perl busca e salva N feeds do planet.gnu.org, usando o feed RSS http://planet.gnu.org/rss20.xml, em formato html. Em seguida, é incluído na página inicial. Cada feed é truncado em M caracteres.

sitemap-generator

Este programa gera o sitemap do nosso site, com base em sua estrutura de diretórios no sistema de arquivos. Ele é executado no servidor “fencepost” no cron do usuário gnun.

symlinks

O objetivo é lidar com a incapacidade do CVS de lidar com arquivos simbólicos. Adicionando arquivos especiais (“.symlinks”) na árvore CVS que são interpretados como especificações para construir links simbólicos. O script “symlinks” costumava ser executado imediatamente após uma “cvs update” para corrigir os links simbólicos de acordo com as especificações incluídas nos arquivos “.symlinks”.

Este script não é mais usado no site atual. Em vez disso, os arquivos .symlinks são transformados em diretivas RewriteRule. Mais informações sobre os arquivos .symlinks podem ser encontradas na seção Links simbólicos das diretrizes para webmasters da GNU.

update-license.php

Este script pode ser executado a partir do webroot para percorrer arquivos html em inglês substituindo o texto de “Cópia literal” antiga pela nova licença CC.

update-recent-releases

Essa script gera a lista dos lançamentos recentes (dos arquivos do info-gnu). Ele é executado no servidor “fencepost” no cron do usuário gnun.