O Software Livre é mais confiável!

 [imagem da cabeça de um GNU] [ Catalão | Espanhol | Francês | Indonésio | Inglês | Japonês | português do Brasil ]

Os defensores do software proprietário gostam de dizer ``o software livre é um bonito sonho, mas todos sabemos que apenas a indústria de software proprietário pode produzir produtos confiáveis. Um grupo de harckers simplesmente não consegue fazer isso.''

Entretanto, evidências empírias comprovam o contrário. Testes científicos, descritos abaixo, afirmam que o software GNU é mais confiável que correspondentes proprietários.

Isto não nos surpreende. Existem boas razões para a alta confiabilidade do software GNU e boas razões para acreditar que a confiabilidade do software livre irá crescer ainda mais.


Tabela de Conteúdo


Utilitários GNU Mais Seguros!

Barton P. Miller e seus colegas testaram a confiabilidade dos utilitários de sistemas Unix em 1990 e 1995. Nas duas ocasiões os utilitários GNU tiveram uma considerável vantagem. Eles testaram sete sistemas comerciais Unix e também o GNU. Através de testes em que submetiam eles à entradas aleatórias de dados puderam ``derrubar (core dump) ou congelar (infinite loop) até 40% (nos piores casos) dos programas utilitários básicos ...''

Estes pesquisadores estabeleceram que os sitemas comerciais Unix tinham uma taxa de falha que variava entre 15% e 43%. Em contraste, a taxa de falha para os utilitários GNU foram de apenas 7%.

Miller também afirmou que ``foi notado que os três sistemas comerciais comparados tanto em 1990 quanto em 1995 tornaran-se mais confiáveis, mas continuaram tendo taxas de falha significativas. Os utilitários do GNU/Linux continuaram sendo mais confiáveis que os equivalentes nos sistemas comerciais.''

Para mais detalhes, veja o artigo original: Fuzz Revisited: A Re-examination of the Reliability of Unix Utilities and Services (postscript 146k) por Barton P. Miller <bart@cs.wisc.edu>, David Koski, Cjin Pheow Lee, Vivekananda Maganty, Ravi Murthy, Ajitkumar Natarajan, and Jeff Steidl.

Por Que o Software Livre é Mais Comfiável?

Não é por acaso que os utilitários GNU são mais confiáveis. Existem boas razões para que softwares livres tenham qualidade maior.

Uma das razões é que o software livre põe toda a comunidade somando esforços e comprometida em resolver os problemas encontrados. Os usuários não apenas relatam bugs, eles também encontram soluções e as compartilham distribuindo correções. Os usuários trabalham cooperativamente, conversando através de e-mail, enfrentando diretamente o problema e fazendo com que o software funcione corretamente.

Outra razão é que os desenvolvedores realmente se preocupam com a qualidade do software. Os programas distribuídos livremente não competem comercialmente, mas eles competem por reputação. Um programa insatisfatório não trará a popularidade que o desenvolvedor busca. Um autor que disponibiliza o código fonte de seus programas para todos expõe enormemente sua reputação, por isso ele se preocupa em fazê-lo bem sob o risco de ter a desaprovação da comunidade.

Clínica para Tratamento de Câncer Confia em Software Livre!

O Centro de Tratamento de Câncer Roger Maris em Fargo, Dakota do Norte (a mesma cidade que recentemente foi tema de filme - Fargo, dirigido pelos irmãos Cohen) utiliza sistemas GNU/Linux exatamente porque a confiabilidade é essêncial. A rede de máquinas GNU/Linux é responsável por todo o sistema de informações, coordenando entre outras coisas o uso de medicamentos. Essa rede precisa estar disponível sempre que a equipe do Centro precise das informações.

De acordo com o Dr. G.W. Wettstein <greg@wind.rmcc.com>:

``A qualidade do tratamento que nosso pacientes de câncer tem hoje não seria o mesmo sem o GNU/Linux ... As ferramentas que nós desenvolvemos através de software livre nos permitiu escrever e desenvolver aplicativos inovadores ... isso não seria possível com software proprietário.''

Colabore Para os Utilitários GNU se Tornem à Prova de Balas!


Retorna à página inicial do GNU.

Por favor envie dúvidas e/ou questões sobre FSF e/ou GNU para gnu@gnu.org. Há também outros meios de contactar a FSF.

Por favor envie comentários sobre estas páginas web para webmasters@gnu.org, envie outras questões para gnu@gnu.org.

Copyright 1997, 1998 Richard Stallman

A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada.

Traduzido por: Cláudio Machado <claudio.machado@bol.com.br>

Atualizado: $Date: 2013/07/12 10:37:20 $ $Author: ineiev $