Escrevendo a Música do Software Livre

Esta é a história da escrita da Música de Software Livre.

Eu escrevi a música do software livre em uma sessão de filksinging em uma convenção de ficção científica, provavelmente no início de 1991. Foi uma sessão de “círculo bárdico”, o que significa que cada pessoa se vira o salão teve a chance de cantar ou pedir a alguém para cantar. Acabara de chegar a minha vez, e havia 20 ou mais pessoas lá, então sabia que demoraria muito tempo antes de ter outra vez. Decidi passar o tempo escrevendo uma canção de arquivo. Isso significava que eu não estava começando com nenhuma inspiração em particular. Eu tive que procurar sobre o que escrever e como.

Então, primeiro, eu me perguntei: sobre qual tópico deveria ser? Percebi que nunca havia escrito uma musica relacionada ao software livre, então achei que estava na hora de escrever.

Então me perguntei, que música devo usar? Percebi que nunca tinha escrito uma música de filksong usando dance music búlgara, então achei que seria uma boa coisa a fazer pela primeira vez. Eu escolhi Sadi Moma porque não é muito rápido ou complicado e é fácil de cantar.

Quando chegou a minha vez novamente, a música estava pronta. Depois que eu cantei, alguém na sala disse: “Isso tem uma qualidade parecida com um hino. Você deve mostrá-lo a Richard Stallman”. (Naquele ano, eu era um pouco famosa e convidada da convenção.)

Eu disse: “Eu sou Richard Stallman.”

Ela falou: “Ah, me desculpe!”

Eu respondi “Não se preocupe. É divertido quando isso acontece.”

“Filksong” começou como um erro de digitação para “Folksong”, e o termo foi adotado no fandom de ficção científica para se referir à prática de cantar canções relacionadas a tópicos de ficção científica ou a qualquer outro tópico considerado interessante ou engraçado. Algumas pessoas que cantam essas músicas também escrevem. Muitas dessas músicas colocam novas palavras nas músicas existentes, e essa música é chamada de “filk” da música original. Assim, a música do software livre é um filk de Sadi Moma.