English [en]   català [ca]   Deutsch [de]   ελληνικά [el]   español [es]   فارسی [fa]   français [fr]   italiano [it]   日本語 [ja]   한국어 [ko]   lietuvių [lt]   Nederlands [nl]   polski [pl]   português [pt]   русский [ru]   Shqip [sq]   українська [uk]   简体中文 [zh-cn]   繁體中文 [zh-tw]  

Membros associados patrocinam a Fundação de Software Livre. Ajude-nos a bater nossa meta de 700 novos membros ou doe até 31 de Dezembro!

Una-se

$206,416
$450,000

Esta é uma tradução da página original em inglês.

GNU é o único sistem operacional desenvolvido especificamente para dar liberdade aos seus usuários. O que é GNU, e qual liberdade está em jogo?

O que é GNU?

GNU é um sistema operacional que é software livre—que é, o respeito a liberdade de seus usuários. O desenvolvimento do GNU tornou possível o uso de um computador sem um software que ameace sua liberdade.

Nós recomendamos a versão instalável do GNU (mais precisamente, distribuições GNU/Linux) que sejam totalmente software livre. Mais sobre GNU abaixo.

O que é o Movimento de Software Livre?

As campanhas de movimento de software livre visam devolver aos usuários de computador a liberdade que vem de software livre. O software livre coloca seus usuários no controle de sua própria computação. O software não-livre coloca seus usuários sob o poder do desenvolvedor do software. Veja a explicação em vídeo.

O que é Software Livre?

Software Livre significa que os usuários tem liberdade para executar, copiar, distribuir, estudar, alterar e melhorar o software.

Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em “livre” como em “discurso livre”, não como em “gratuidade”.

Mais precisamente, software livre significa que os usuários de um programa tem as quatro liberdades essênciais:

  • A liberdade de executar o programa como quiser, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptar as suas necessidades (liberdade 1). Acesso ao código fonte é uma precondição para isso.
  • A liberdade de redistribuir cópias e assim você pode ajudar seu vizinho (liberade 2).
  • A liberdade de melhorar o programa, e lançar suas melhorias ao público, assim toda a comunidade se beneficia (liberdade 3). Acesso ao código fonte é uma precondição para isso.

Desenvolvimentos em tecnologia e uso em rede tem tornado essas liberdades ainda mais importantes agora do que eram em 1983.

Hoje em dia o movimento de software livre vai muito além de desenvolver o sistema GNU. Acesse o website da Fundação Software Livre para saber mais sobre o que fazemos, e uma lista de maneiras que você pode ajudar.

Mais sobre GNU

GNU é um sistema operacional semelhante ao Unix. Isso significa que é uma coleção de muitos programas: aplicativos, bibliotecas, ferramentas de desenvolvimento e até jogos. O desenvolvimento do GNU, que começou em Janeiro de 1984, é conhecido como Projeto GNU. Muitos dos programas em GNU são lançados sob auspícios do Projeto GNU; estes são chamados pacotes GNU.

O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU Não é Unix.” “GNU” é pronunciado g'nu, como uma sílaba, o mesmo que dizer “gnu” referendo-se ao herbívoro africano. Também é aceitável em português a pronúncia de cada uma das letras em separado: G-N-U (ge-ene-u).

O programa em um sistema semelhante ao Unix que aloca recursos da máquina e conversa com o hardware é chamado “kernel”. GNU é tipicamente usado com um kernel chamado Linux. Essa combinação é o Sistema Operacional GNU/Linux . GNU/Linux é usado por milhões, apesar de muitos o chamarem de “Linux” por engano.

O kernel próprio do GNU, O Hurd, começou em 1990 (antes do Linux começar). Voluntários continuam desenvolvendo o Hurd porque ele é um projeto técnico interessante.

Mais informação

Planeta GNU RSS Feed

Versão 3.3 disponível: Mailutils versão 3.3 está disponível para download. Veja o arquivo NOTÍCIAS, por informação sobre mudanças desta versão.

Encontro de sexta no IRC do Diretório do Software Livre: 20 de outubro início as 12:00 p.m. EDT/16:00 UTC: Ajude a melhorar o Diretório do Software Livre adicionando novas entradas e atualizando as existentes. Toda sexta...

Eclipse Public License version 2.0 added to license list: Nós recentemente atualizamos nossa lista de várias licenças e comentários sobre elas para incluir a versão 2.0 da Licença Pública (EPL).

Para mais notícias, acesse Planet GNU e a lista de lançamentos recentes GNU.

Tome Partido

Mais itens de ação

Lançamentos recentes GNU

Breve descrição para todos os pacotes GNU

Pacote aleatório de hoje…

logo for scm SCM

GNU SCM é uma implementação de Scheme. Issa implementação inclue Hobbit, um compilador de Scheme para C, que pode gerar arquivos em C onde esses binários podem ser dinamicamente ou estaticamente linkados com um executável SCM. (doc)

Teste algumas partes de GNU

Você usa Windows ou iOS? Tome o primeiro passo em direção à liberdade instalando algum software livre no seu atual sistema operacional:

TOPO


 [FSF logo] “Nossa missão é a de preservar, proteger e promover a liberdade de uso, estudo, cópia, modificação, e redistribuição de software computacional, e defender os direitos dos usuários de Software Livre.”

A Fundação Software Livre é o principal patrocinador organizacional do Sistema Operacional GNU. Apoie o GNU e a FSF através da compra de manuais e equipamentos, junte-se a FSF como um membro associado, ou fazendo uma doação, ambas diretamente para a FSF ou via Flattr.

A FSF também tem organizações irmãs na Europa, América Latina e India.