Regras e diretrizes para os canais oficiais de IRC do GNU e da FSF

IRC (Internet Relay Chat) fornece um recurso maravilhoso para conectar usuários e desenvolvedores de software livre. Nossos canais tentam ser acolhedores tanto para as pessoas novas quanto para as regulares de longa data. Essas diretrizes existem com esse objetivo em mente.

Todo mundo que usa ou contribui para o software livre é um membro valioso da comunidade de software livre. O objetivo dos canais IRC do GNU e da FSF é fornecer um lugar para a comunidade discutir coisas e falar sobre software livre e outras questões que afetam os direitos dos usuários de computador, como a Gestão Digital de Restrições (Digital Restrictions Management).

Se você tiver problemas com qualquer um desses canais, com trolls ou membros abusivos, por favor nos contate em: campaigns@fsf.org.

Lista de canais

Essa é uma lista de nossos canais.

Regras dos canais

  1. Respeito — não faça discurso racista ou de ódio. As pessoas têm direito a ter opiniões diferentes.
  2. Apropriado — pense antes de escrever: Meu comentário é apropriado? É possível que alguém interprete equivocadamente o que vou dizer como um discurso de ódio?
  3. Mantenha-o no tópico — ataques pessoais, “trollagem”, “baiting” ou “flooding” (publicar linhas repetitivas múltiplas vezes ou grande quantidades de código) no canal não será tolerado.
  4. E finalmente — cada canal do Projeto GNU e da FSF existe para promover um aspecto específico do desenvolvimento ou uso do GNU; de um modo geral, todos eles existem para promover o software livre e a liberdade dos usuários de softwares. Use o canal de forma a apoiar esses objetivos.

Abusos não serão tolerados

O IRC não é um parque de diversões exclusivo de alguns poucos indivíduos específicos e recentemente alguns usuários foram banidos de vários canais oficiais. Esses banimentos são infelizes, mas uma ação infelizmente necessária para evitar outros abusos desses usuários.

Banimentos podem ser aplicados a um canal ou a todos canais baseados na segurança ou frequência dos abusos, conforme discricionariedade dos operadores do canal.

Antes de ser banido, muitas vezes você será avisado por um operador, no entanto, isso nem sempre é prático e um operador pode julgar desnecessário se um usuário recentemente foi chutado ou banido.

Em um mundo ideal, não haveria necessidade dos operadores de IRC, mas em vez de tentar culpar os operadores por isso, culpe os usuários que não estão querendo estar em nossa comunidade.


Regras terminam aqui, mas aqui estão algumas sugestões úteis…

Obtendo ajuda

Fale com um dos operadores. Se um operador estiver indisponível para ajudá-lo de imediato, por favor seja paciente. Peça a outros membros do canal para obter ajuda e detalhes de contato do operador.

Você pode encontrar uma lista de operadores digitando /msg chanserv access #gnu list (sendo #gnu o canal pelo qual você está interessado).

Diretrizes do freenode

Freenode também mantém uma lista de diretrizes de canais que você também deve considerar. Certas discussões como GNU contra BSD, vi contra Emacs são muitas vezes saudáveis para a discussão de software livre e nós encorajamos um debate saudável.

Lembre-se

O IRC está disponível para todos, e não apenas para desenvolvedores experientes do GNU. Não é razoável esperar que todos ignorem um usuário que está se comportando mal e, se você tem um manto do GNU ou da FSF, você pode ser reatribuído a uma capa de “não afiliado” se você continuar abusando de seus privilégios.