Ajudando o Projeto GNU e o Movimento Software Livre


Para questões gerais sobre o Projeto GNU, envie um e-mail para <gnu@gnu.org> e para questões e sugestões sobre esse site, envie um e-mail para <webmasters@gnu.org>.

Ajude no desenvolvimento do sistema operacional GNU

Se você deseja se voluntariar para trabalhar em softwares GNU, veja como se voluntariar.

Por favor, deixe os Coordenadores de Voluntários GNU <gvc@gnu.org> saberem se você começar um pacote que você localizou naquelas listas. Nós queremos manter rastro de quais tarefas estão sendo trabalhadas.

Ao escrever software para o GNU, por favor siga os documentos Padrões de Codificação GNU e Informações para Mantenedores de Software GNU.

Nós algumas vezes oferecemos software que já faz substancialmente a mesma tarefa como um pacote existente GNU. Apesar de, é claro, nós apreciarmos todas as ofertas, naturalmente nós gostamos de encorajar programadores a dedicar seu tempo escrevendo software livre para fazer novos trabalhos, que ainda não foram resolvidos. Então, antes de começar um novo programa, por favor verifique o Diretório de Software Livre para software livre que já faz o trabalho.

Nós podemos oferecer alguns recursos para ajudar desenvolvedores de software GNU.

Os Coordenadores de Voluntários GNU <gvc@gnu.org> podem auxiliá-lo caso você tenha interesse em ajudar o desenvolvimento de software GNU. Eles poderão lhe colocar em contato com outra pessoa interessada em trabalhar, ou que já esteja trabalhando, em projetos similares. Quando você tiver selecionado uma tarefa de suas listas de tarefas, por favor deixe-os saber que você está interessado em trabalhar nisso.

Voluntarie-se e doe para a Free Software Foundation

A Free Software Foundation é a patrocinadora organizacional principal do Sistema Operacional GNU. A FSF também ajuda a espalhar a consciência das questões éticas e políticas da liberdade de software.

Como o GNU, a FSF também consegue muita de sua força a partir de voluntários. É um grande lugar para se voluntariar e uma ótima comunidade para se juntar, especialmente se você não tiver um conhecimentos técnicos para contribuir diretamente para o desenvolvimento do software livre. Acesse a página de voluntariado da FSF para os primeiros passos ou a página principal para aprender mais sobre a organização.

Apoie a FSF e o Projeto GNU financeiramente se tornando um membro associado da FSF, doando para a FSF, comprando manuais, camisas, adesivos e equipamentos da FSF, ou comprando software livre e doando alguns dos rendimentos à FSF ou outra organização de software livre. Ao financiar o desenvolvimento, você pode fazer avançar o mundo do software livre.

Espalhe a consciência sobre GNU e o Movimento de Software Livre

Ajude apoiando o desenvolvimento do GNU e usando-o

Essa lista está ordenada basicamente com os itens mais urgentes próximo ao topo. Por favor, note que muitas coisas nesta lista se vinculam a listas maiores e expandidas.

Ajude a melhorar o h-node.org

h-node.org é um repositório que contém informações sobre o quão bem um hardware em particular funciona com software livre.

Ajuda é necessária em:

Para outras formas de ajuda, veja https://h-node.org/wiki/page/en/Main-Page. Para se comunicar com os usuários/desenvolvedores do h-node.org, use suas listas de discussão.