Está disponível uma versão em texto puro deste press release.

LIBERADO EM: 20 DE JULHO DE 2001
Contato: Fundação para o Software Livre
Bradley M. Kuhn <pr@gnu.org>
Tel: +1-617-542-5942

Richard Stallman Inaugura a Fundação para o Software Livre-Índia, A Primeira Organização na Ásia Afiliada com a FSF


Richard M. Stallman lançou oficialmente hoje a Fundação para o Software Livre da Índia (FSF-Índia), a primeira organização na Ásia afiliada com a Fundação para o Software Livre, com uma palestra na Conferência de Software Livre Liberdade Primeiro! em Trivandrum, Kerala, Índia. Ontem, ele foi recebido com honras do estado por oficiais do governo para discutir a filosofia por trás do movimento e o uso do software livre como uma alternativa viável e econômica pelo governo, instituições educacionais e empresas, assim como para todas as pessoas na Índia.

"Você tem o direito à liberdade que o software livre dá a você", disse Stallman. "Não é só na Índia que as pessoas tem o direito de uma alternativa ao software proprietário. A inauguração da FSF-Índia é um passo adiante na expansão da Fundação para o Software Livre. As comunidades de software livre ao redor do globo estão se organizando formalmente, como a FSF-Índia está fazendo agora, com o objetivo de melhor assistir às empresas, governos e educadores em todo lado no entendimento das idéias e filosofia do software livre e como estes ideais criam diretamente vantagens práticas para quem utiliza ou cria software livre. Stallman continuou, "Usuários de computadores na Índia, como em qualquer lugar, merecem a liberdade de compartilhar e de modificar software, da mesma maneira que cozinheiros compartilham e alteram receitas. Portanto, é com prazer que eu inauguro a Fundação para o Software Livre da Índia, que irá promover o uso e o desenvolvimento de software livre neste país. A princípio, a FSF-Índia irá ajudar indivíduos, comunidades, escolas, governos e empresas na Índia a fazer uso do software livre que o resto do mundo já adotou. Com o tempo, a FSF-Índia irá levar os programadores indianos a contribuir com o conhecimento humano representado pelo software livre."

"Nós sentimos que um país em desenvolvimento como a Índia tem um papel especial em promover e encorajar o uso de software livre", disse Satish Babu, da FSF-India. "Também é uma vantagem, é claro, não termos que pagar por licensas de software. Isto é de grande importância agora que empresas de software proprietário estão mudando para um modelo de negócios baseado em licenças, o que significa que você terá na verdade que alugar o software e continuar a pagar por ele eternamente. Com software livre, caso você deseje, você pode baixar o software gratuitamente, ou se uma empresa ou escola desejar comprar um CD, ela poderá instalar legalmente o mesmo CD em cada computador no site, sem ter que pagar um centavo a ninguém, nunca mais. Mas existem benefícios mais profundos, mais significativos. Aqui na Índia, nós temos que buscar constantemente por soluções econômicas. A exclusão digital é uma preocupação em todo lugar mas especialmente aqui na Índia. A não ser que nós tomemos a iniciativa, a exclusão digital na Índia irá se estender, especialmente por causa das várias línguas e dos níveis desiguais de alfabetização. O software livre pode ajudar a nivelar o campo para nações emergentes como a Índia e reduzir a exclusão por encorajar solidariedade, colaboração e trabalho comunitário voluntário entre programadores e usuários de computadores e revigorar uma indústria de software enfraquecida."

"As escolas na Índia podem se beneficiar da redistribuição de software livre pela economia de custos de licença", disse Stallman. "Mas o software livre oferece um benefício mais profundo para a educação: o conhecimento embutido no software livre é conhecimento público, não secreto. A caixa preta selada de um sistema de software proprietário é projetada para manter as pessoas no escuro. Com software livre, os estudantes podem estudar o software que eles utilizam, para aprender como ele funciona. Eles podem escrever melhorias para o software, e assim aprender a profissão de desenvolvedor de software -- que na maior parte das vezes consiste em melhorar programas existentes.

Dr. Stallman é o Presidente e fundador da Fundação para o Software Livre, com sede em Boston, Massachusetts, USA. Em 1884 Stallman iniciou o desenvolvimento do sistema operacional GNU, que hoje é utilizado em suas variantes GNU/Linux por estimadas 20 milhões de pessoas em todo o mundo.

Contatos:
Para mais informações sobre a FSF, contate Bradley Kuhn, email: <pr@fsf.org>
Para mais informações sobre a FSF-India, contate K G Kumar , email: <kg@myiris.com>
Página inicial do GNU: http://www.gnu.org/home.pt-br.html
página inicial da FSF-India: http://www.fsf.org.in
Para mais informações sobre a Conferência Liberdade Primeiro!, incluindo outras palestras e eventos: http://gnu.org.in/news/freedomfirst.html

Sobre o GNU: GNU é um sistema operaciona livre Unix-like. O desenvolvimento do GNU foi iniciado em 1984. http://www.gnu.org/gnu/the-gnu-project.html fornece mais informações sobre o GNU e sua história.

GNU/Linux é a combinação integrada do sistema operacional GNU com o kernel Linux, escrito por Linus Torvalds em 1991. As várias versões do GNU/Linux tem uma quantidade de usuários estimada em 20 milhões.

Algumas pessoas chamam o sistema GNU/Linux apenas de "Linux", mas este nome incorreto leva à confusão (as pessoas não sabem se você se refere ao sistema completo ou ao kernel, uma parte) e propaga uma visão inacurada de como, quando e porque o sistema foi desenvolvido. Fazer uma distinção consistente entre o GNU/Linux, o sistema operacional completo, e o Linux, o kernel, é a melhor maneira de clarear a confuzão. Veja http://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.pt-br.html para mais explicações.

Sobre a Fundação para o Software Livre: a FSF, fundada em 1985, é dedicada a promover os direitos dos usuários de computadores a usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador. A FSF promove o desenvolvimento e uso de software livre -- particularmente o sistema operacional GNU e suas variantes GNU/Linux -- e de documentação livre para software livre. O seu site web, localizado em http://www.gnu.org, é uma fonte importante de informações sobre o GNU/Linux. A sua sede fica em Boston, MA, USA.

Sobre a Fundação para o Software Livre da ìndia: FSF-Índia é sediada em Trivandrum, Kerala, India, e é dedicada a eliminar restrições sobre a cópia, redistribuição, entendimento, e modificação de programas de computador pela promoção do desenvolvimento e uso de software livre em todas as áreas da computação -- mas particularmente ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU. A sua página é http://www.fsf.org.in.


Copyright (C) 2001 Free Software Foundation, Inc., 51 Franklin St, Fifth Floor, Boston, MA 02110, USA

A cópia e a redistribuição deste artigo em sua totalizade é permitida em qualquer mídia, desde que esta nota seja preservada.

Traduzido por: Fernando Lozano <fernando@lozano.eti.br>

Atualizado: $Date: 2013/05/23 08:40:38 $ $Author: ineiev $