Por que Copyleft?

“Quando se trata de defender a liberdade dos outros, ficar sentado e fazer nada é um ato de fraqueza, e não de humildade.”

No Projeto GNU, geralmente recomendamos que as pessoas usem licenças copyleft, como a GNU GPL, em vez de licenças de software livre sem copyleft. Não argumentamos duramente contra as licenças sem copyleft — na verdade, ocasionalmente nós as recomendamos em circunstâncias especiais —, mas os advogam por aquelas licenças mostram um padrão de argumentação dura contra a GPL.

Em um de tais argumentos, uma pessoal declarou que seu uso de uma das licenças BSD era um “ato de humildade”: “Eu peço nada daqueles que usam o meu código, exceto me dar o crédito”. É uma forma de descrever uma demanda legal por crédito como “humildade”, mas há uma questão mais profunda a ser considerada aqui.

Humildade é abnegar seu próprio interesse, mas você e aquele que usa seu código não são os únicos afetados por suas escolhas de qual licença de software livre usar em seu código. Alguém que usa seu código em um programa não-livre está tentando negar liberdade a outros e, se você permitir que ele o faça, você está falhando em defender os direitos deles. Quando se trata de defender a liberdade dos outros, ficar sentado e fazer nada é um ato de fraqueza, e não de humildade.

Lançar seu código sob uma das licenças BSD, ou alguma outra licença permissiva sem copyleft, não é incorreto; o programa ainda é um software livre e ainda é uma contribuição para nossa comunidade. Porém é fraco e, na maioria dos casos, não é a melhor forma de promover a liberdade dos usuários de compartilhar e modificar softwares.