Hurd logomarca

[ Chinese(Simplified) | Chinese(Traditional) | English | Hebrew | Portuguese | Spanish ]
Novidades

Logs

O Hurd GNU

Documentação
Instalação
Ajuda
Código fonte
Desenvolvimento
História

GNU Mach

Documentação
Instalação
Código fonte

MiG

Código fonte

Projetos relacionados


Conteúdo


Introdução ao Hurd

O Hurd GNU é o projeto para substituição do núcleo (kernel) do GNU para Unix. O Hurd é uma coleção de servidores que são executados no microkernel Mach para implementar arquivos de sistema, protocolos de rede, controle de acesso a arquivos e outras características implementadas no núcleo do Unix ou em núcleos similares (como o do Linux).

Atualmente o Hurd roda em máquinas IA32. O Hurd deve migrar, e provavelmente assim se dará, a outras arquiteturas de hardware e outros microkernels no futuro.

Vantagens do Hurd

O Hurd não é o núcleo mais avançado do planeta (ainda), mas tem algumas características tentadoras:

é um software livre
            Qualquer um pode usar, modificar e redistribuir dentro dos termos da GNU General Public License (GPL) - Licença Geral Publica.
é compativel
            O Hurd promove um encontro de usuários e uma programação amigável. Para todas as intenções e propósitos o Hurd é um núcleo moderno do tipo Unix. O Hurd usa a biblioteca C GNU, cujo desenvolvimento está de acordo com padrões como ANSI/ISO, BSD, POSIX, Single Unix, SVID, y X/Open.

foi construido para sobreviver
            Diferentemente de outro núcleo popular, o Hurd tem uma estrutura orientada a objetos que permite a sua evolução sem interferir no seu design.  Esta estrutura ajuda o Hurd para que possa sofrer um re-design total e passar por modificações sem ter que ser completamente reescrito.
é escalável
            A implementação é agressivamente multi-área para que assim seja executado de forma eficiente em processadores simples e multi-processadores simétricos. As interfaces do Hurd estão desenhadas para permitir clusters de rede transparentes (coletivos), ainda que esta característica não haja sido implementada.
é extensível
            O Hurd é um plataforma atraente para aprender a converte-se em hacker de núcleo (kernel) ou para implementar novas tecnologias no núcleo. Cada parte do sistema está desenhada para ser modificada e extendida.
é estável
            É possível desenvolver e testar novos componentes do núcleo do Hurd sem reiniciar a máquina (nem que seja acidentalmente). A execução de seus próprios componentes do núcleo não interferem com outros usuários, e não é requerido privilégio especial do sistema. O mecanismo para as extensões do núcleo é seguro pelo seu desenho: é impossível impor as suas modificações aos outros usuários ao menos que tenha a autorização deles ou que você seja o administrador do sistema.
existe
            O Hurd é um software real que funciona. Não é um projeto de pesquisa ou sem propósito. Você não precisa esperar para começar a usá-lo e a desenvolver nele.

O que significa Hurd


De acordo com Thomas Bushnell, BSG, o principal arquiteto do Hurd:

            "Hurd" vem de "Hird of Unix-Replacing Daemons", ou então, "Hird" vem de "Hurd of Interfaces Representing Depth".Temos, dependendo do ponto de vista em que se olha o primeiro software desenvolvido por acrônimos recursivos.

Status do projeto

O Hurd, junto com o GNU Mach microkernel, a biblioteca C GNU e outros GNU e não GNU softwares no sistema GNU, provêem um sistema operacional basicamente completo e usável. Não está pronto para o uso em produtividade, já que ainda há muitos erros e faltam a implementação de algumas características. Entretanto pode vir a ser uma boa base para  desenvolvimentos
futuros e uso de aplicações não críticas.

O sistema GNU (também chamado GNU/Hurd) é completamente auto-contenedor, isto quer dizer, você pode compilar todo o desenvolvimento usando GNU. Pode executar várias instâncias do Hurd em paralelo, inclusive corrigir servidores críticos em uma instância do Hurd com 'gdb' rodando em outra instância do Hurd. Pode executar o sistema 'X Window', aplicações que o usem, e aplicações de servidor avançadas como o servidor web 'Apache'.

O lado negativo é que o suporte para diversos dispositivos (como placas de som) é bastante pobre. Apesar da interface POSIX estar implementada, algumas interfaces adicionais como a memória compartilhada POSIX ou semáforos estão entretanto em desenvolvimento.

Tudo se aplica a versão em desenvolvimento e não à última versão (0.2). Encorajamos a todos que estiverem interessados a testar a última versão em desenvolvimento, e enviar sugestões aos desenvolvedores do Hurd.


[ Chinese(Simplified) | Chinese(Traditional) | English | Hebrew | Portuguese | Spanish ]


Retornar à página principal do projeto GNU.

Por favor, envie seus comentários e perguntas sobre a FSF (Free Software Fundation - Fundação para o Software Livre) para gnu@gnu.org. Também pode contatar a FSF por outros meios.

Copyright (C) 2001, 2002, 2004 Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place - Suite 330, Boston, MA 02111, USA

É permitida a cópia e distribuição deste artigo em qualquer mídia, desde que a notícia seja preservada.

Tradução: 2005/06/12 - Kiepper.

Última atualização: $Date: 2004/12/29 03:57:10 $Autor: leugimap $